2010/01/05

SAGRES: O LUGAR DO FIM DO MUNDO...

A aldeia de Sagres, que se encontra no distrito da Vila do Bispo, fica situada na ponta mais a sudoeste da Europa (perto do Cabo de São Vicente).

Devido a sua localização a sul do cabo, Sagres é uma zona protegida do agitado Oceano Atlântico e dos ventos fortes provenientes do oeste, razão pela qual (plausivelmente...) foi daqui que partiram numerosas expedições durante séculos passados, nomeadamente, à época dos Descobrimentos Portugueses, que teve início no século XV, com o Infante Dom Henrique (o Navegador).
A Fortaleza de Sagres, situada a sudoeste da aldeia de Sagres, engloba um pequeno cabo de aproximadamente 1 km de comprimento, classificado como monumento nacional. Logo após a entrada na Fortaleza (por um túnel), vislumbra-se-se um círculo de pedras, descoberta apenas em 1921, cuja idade e propósito são desconhecidos. Todavia, crê-se que o círculo (que tem um diâmetro de 43 metros) seja uma Rosa-dos-Ventos. Mas não há certezas absolutas, pois que, normalmente, as rosas-dos-ventos são divididas em 32 segmentos, ao passo que esta tem 40 segmentos. Daí que vários especialistas pensem tratar-se, antes, de um relógio de sol que datará do tempo do Infante.

De resto, a Reserva Biogenética de Sagres é algo que merece a atenção do turista. Com efeito, constituindo um dos derradeiros e mais importantes trechos de litoral selvagem da Europa do Sul que beneficia da reduzida intervenção humana e de uma baixa densidade populacional, a zona da Ponta de Sagres até ao Cabo de São Vicente é uma área protegida que agrega uma grande biodiversidade de espécies e habitats naturais...

© Manuel Fontão

Sem comentários: