2013/06/10

Tributo a Jorge de Sousa Braga

     Poeta e médico português, Jorge de Sousa Braga nasceu a 23 de dezembro de 1957, em Cervães, no concelho de Vila Verde. Após ter completado os estudos básicos e liceais em Viana do Castelo e em Braga, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu o curso (1981), tendo-se, de resto, especializado em obstetrícia e ginecologia. 
     Posteriormente, iniciou a sua carreira profissional no Hospital de Santo António, no Porto, e, já casado e pai de dois filhos, decidiu dedicar-se ao estudo e à consulta de casos de esterilidade/infertilidade.
     De resto, desde muito cedo, o médico sentir-se-a atraído pela poesia, razão pela qual escrevera, apenas com oito anos, o seu primeiro poema, uma espécie de homenagem ao então futebolista Eusébio, um dos seus ídolos de infância e representante, na altura, do Sport Lisboa e Benfica, clube de que sempre foi adepto.
     Jorge de Sousa Braga pertence à geração dos poetas da pós-revolução, revelando uma habilidade inata na construção poética, que, embora fecunda em cadências vivas, não se submete à rigidez de um esquema métrico. Com efeito, na sua escrita, destacam-se expressões simples e quotidianas, revestidas de um profundo sentimento de ternura – quando não de desalento! –, combinadas, todavia, com notas de acentuada ironia ou de intensa sensualidade e intimidade.
     Na verdade, é notória, em toda a sua produção literária, uma instintiva aproximação aos elementos da natureza, se bem que o poeta autor tivesse manifestado, a largos espaços, uma certa propensão para o trabalho de tradução, como comprovam as várias antologias de que é responsável – e que o próprio considerava como um exercício de transmutação da palavra.

 [Fonte: http://www.infopedia - reformulado]
© Manuel Fontão

Sem comentários: