2010/03/04

CONFERÊNCIA SOBRE O ENSINO DO PLE NA UCV

O CENTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA (CLP) de Caracas prossegue com o Ciclo de Conferências, previsto no PAA.
O próximo tema, a cargo do Professor David Pinho, Director do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, não podia ser mais actual. Na realidade, importa fazer a radiografia, tão completa quanto o possível, do ensino da Língua Portuguesa na Venezuela, designadamente, aquilo que tem vindo a ser feito e o muito que falta, ainda, fazer.
Com efeito, para onde deve caminhar o ensino do PLE? E o que está ao nosso alcance fazer? E como é que deve ser resolvida a questão – central –, do corpo docente? Deve-se acabar, de vez, com a visão missionária da função? Deve-se, antes, perspectivar o docente PLE como um profissional do ensino, quiçá, como um técnico especializado? E que estratégia formativa adoptar, no terreno, para apoiar os actores ainda no activo? E que fazer para preparar a nova geração de Professores?...
Como se vê, sobram dúvidas sobre o estado da questão, que constitui, de resto, um tema estruturante para o devir da Língua Portuguesa na Venezuela e para o bem-estar da comunidade. Quer dizer, faltam respostas, propostas, sugestões para a elaboração de um programa de acção estratégica que satisfaça as legítimas aspirações, não apenas dos docentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, mas também que se revele capaz de colocar a Língua Portuguesa no lugar que merece.
Ora, tudo isto é obra de todos – e não de ninguém em particular. Assim, urge lançar um debate público sobre o estado das coisas. Urge auscultar a opinião pública sobre a estratégia a adoptar. Urge, no final de contas, participar activamente no processo de mudança. O debate, esse, está lançado. Cabe, doravante, a cada um de nós, alimentá-lo. Dar-lhe forma. Investi-lo de conteúdo.
Para começar – venha dialogar connosco! Venha dar o seu contributo!
Esperamos por si, às 10 horas do dia 05 de Março. No Auditorio de Educación da UCV.

Até lá!

© Manuel Fontão

Sem comentários: