2010/02/15

O CONTRATO DO REALIZADOR NICOLAU BREYNER...

O filme CONTRATO, a primeira longa-metragem de ficção de Nicolau Breyner, foi apresentado, no pretérito dia 6 de Janeiro (em Cascais) numa conferência de imprensa, em que estiverem presentes o próprio realizador e alguns dos actores que integram o referido filme.
Constituindo uma interpretação livre do romance policial Requiem para D.Quixote, de Dennis McShade (Dinis Machado), o CONTRATO conta com o argumento, assinado por Pedro Bandeira Freire (mas que terá sofrido algumas adaptações cinematográficas do próprio realizador Nicolau Breyner), e, ainda, de Álvaro Romão.
O elenco integra, de resto, um vasto leque de actores, como por exemplo, Pedro Lima, Cláudia Vieira, Vítor Norte, José Wallenstein, Pedro Granjer, Sofia Aparício, José Raposo, George Felner, Joaquim Nicolau, José Boavida e Adelaide João.
Sobretudo conhecido pelo romance O Que Diz Molero, publicado em 1977, Dinis Machado, escreveu, porém, nos finais dos anos 60, três romances policiais (sob o pseudónimo de Dennis McShade), além, naturalmente, da obra Requiem para D.Quixote (1967), A Mão Direita do Diabo (idem), e, ainda, Mulher e Arma com Guitarra Espanhola, (1968).


© Manuel Fontão

Sem comentários: