2009/12/06

ENSAÍSTA JOSÉ FERNANDO TAVARES NA UCV

No pretérito dia 30, o ensaísta José Fernando Tavares esteve na UNIVERSIDAD CENTRAL DE VENEZUELA, para falar do grande poeta FERNANDO PESSOA.
Assim, perante um auditório entusiasta e muito aplicado, o orador traçou o perfil dos mais importantes heterónimos pessoanos, designadamente Alberto Caeiro, o "poeta-pastor", Ricardo Reis, o homem da civilização helénica, e Álvaro de Campos, o engenheiro naval, "futurista e tudo".
Claro que a figura singular de Bernardo Soares não poderia passar despercebida, pelo que o eloquente conferencista teceu alguns comentários importantes do semi-heterónimo, aproximando-o do poeta ortónimo.
No ar, ficou a ideia de que Fernando Pessoa foi mais do que um grande poeta: foi um exímio pensador, que, não obstante (ou graças a?) a sua faceta esotérica, se pautou por uma perpétua remise en question do mundo e, por cause, de si próprio... Em suma, o ensaísta realçou, na UCV, um Fernando Pessoa simultaneamente poeta e filósofo...
No final, as questões foram mais do que muitas. Mas o Senhor Doutor José Fernando Tavares não se esquivou a nenhuma delas. Bem pelo contrário. Procurou esclarecer amplamente o interlocutor e, pode afirmar-se com rigor e justiça, que calou o auditório.
Ao ensaísta, ao Mestre e ao homem JOSÉ FERNANDO TAVARES, o nosso muito obrigado! Assim como ao Instituto Português da Cultura (na pessoa do Senhor Doutor Mário Bastos), que tornou possível este profícuo encontro.

© Manuel Fontão



Sem comentários: