2009/11/14

CULTURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA_0

0. Resumo

A introdução pretende dar a conhecer a perspectiva teorética do objecto de estudo. Em seguida, e na mesma linha de pensamento, proponho uma distinção de algumas noções vulgares (designadamente a nacionalidade e a portugalidade), no sentido de as tornar cientificamente operatórias – conditio sine qua non à própria sobrevivência (científica) do estudo. Numa terceira fase, opero uma selecção representativa do estado das coisas, i. e., levo a cabo uma amostra aberta do que se tem feito e se faz no âmbito da Paisagem Artística Portuguesa (PAP). Por fim, e em guisa de conclusão, teço algumas considerações gerais sobre as finalidades da arte, com particular destaque para a necessidade de o ethos e o pathos das suas múltiplas manifestações concretas se inscreverem, algures, fora de qualquer compromisso positivista.

PALAVRAS-CHAVE: arte, contemporaneidade, cultura, disforia, estado, euforia, mulculturalismo, norma, objecto estético, PAP, paradigma, programa, subcultura.
© Manuel Fontão

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