2007/02/07

VIAGENS NA MINHA TERRA

ó meu Carlos barão agiota romântico
tu dizes amar Laura a primeira
e Júlia a discreta
e Georgina a esbelta
mas no teu peito irrompem com grande viço
as três donzelas anglicanas perfeitas gentis
mais a tua bucólica freirinha da Terceira
não na verdade não entra do mesmo modo a Soledade
que pena expia por não ter convencido o noviço

tu sonhas e escreves
tu sonhas e amas
tu sonhas e andas de braço dado com a ideia
com a figura prima quer dizer primeira pátria tutelar
que o teu amor não é por inteiro
não é partilha
não é religião
o teu amor ó companheiro não é mais do que preceito
é tão-somente desejo é em suma modelar

tu meu Carlos meu herói soldado minha estrela
poderias ter sido um bravo do Mindelo um regenerado
mas nunca um pobre cabralista da família dos cabrais
um filósofo um pensador deve ser um homem
livre sem partido sem abrigo sem calabres não é

tu homem romântico nunca poderias ser por seres quem és
o Carlos o simples Carlos da tua verde Joaninha

porquê Carlos porquê
a menina dos rouxinóis ela
é do Vale não passa de Santarém
ao passo que tu tu meu Carlos amigo tu
tu és de Londres tu és du Havre tu és de longe
viveste em – shire combates na frente escarlate
és audaz és guerreiro és tudo isso ó liberal

em resumo, perseguiste o sonho buscaste glória a arte
parece-me bem ninguém te pode levar a mal

Sem comentários: