2010/03/08

CONFERÊNCIA_O ENSINO DO PLE_REP



























































Foi questão de ensino. E de visão oficial do assunto. E de análise comparativa entre duas realidades simultaneamente próximas e distantes, ou melhor, de dois países separados pela deriva geográfica, mas muito próximos pelos objectivos que perseguem. Foi questão de cultura(s). E de tradições. E de costumes mais ou menos ancestrais e coetâneos. Foi questão de aculturação da comunidade lusodescendente. E de adaptação ao país de acolhimento. E de mobilidade. Foi questão de Língua. E de divulgação. E de sã convivência. Foi questão de música. E de participação activa do auditório. Foi questão de pedagogia. E de didáctica. E de texto escrito. Foi questão de contacto em forma de letra. Em forma de registo sonoro. Em forma de melodia. Foi questão de som fundamental. De frequência. De acompanhamento musical. Foi questão de aprendizagem. Foi questão.
Falou-se do Ensino do PLE. Foi tratado pelo orador. A seu modo. Ao seu gosto. De forma artística. De forma lúdica. Sem angústias. Sem preconceitos. Sem pretensões. Conseguiu arrebatar um público algo surpreendido. Conseguiu conquistar a simpatia dos presentes. Conseguiu captar a atenção do auditório. Quanto ao resto - não há receitas. Há, isso sim, estratégias de bolso, lugar ao improviso - e é isso que, no final de contas, transforma um conferencista num comunicador!...

Em nome dos que acharam a representação breve e de curta duração o nosso MUITO OBRIGADO, DAVID!





























© Manuel Fontão

Sem comentários: