2009/07/18

OS PROFESSORES EM TEMPO DE MUDANÇA_SÍNTESE


1. INTRODUÇÃO

"L’organisation ne s’adapte pas mécaniquement aux contraintes extérieures. Les acteurs au sein de l’organisation ont toujours des choix possibles : ils en débattent, construisent une organisation dont les résultats sont ensuite sanctionnés par l’extérieur. Mais l’environnement ne dicte pas l’organisation."

Bernoux, Philippe. La sociologie des organisations, p. 117.

Os professores em tempos de mudança... Um tema (demasiado?) recorrente nos dias de hoje. Uma problemática em voga no mundo contemporâneo, provavelmente pela razão apontada por Tyack (a propósito da reestruturação - Hargreaves, Andy, 1991:273). Mas em que é que consiste exactamente o exercício da função docente? O que é que se esconde, pois, por detrás do conceito tão cómodo e difuso de “professor”? Será, em última análise, legítimo falarmos de um estatuto profissional, quando todos nós pressentimos, de forma mais ou menos intuitiva, que o professor é uma espécie de figura híbrida situada algures entre o artífice, o técnico e o missionário? E o que é que significa, por outro lado, o termo mudança, sobretudo quando nos apercebemos de que “as pessoas se transformam em textos transitórios predominantemente para serem lidos” (op. cit: 78)? Em que contexto se manifesta a retórica das teorias colaborativas, verdadeiro metaparadigma das sociedades pós-modernas? E que implicações sociais e/ou organizacionais acarreta o continuum das reformas educativas, se “toda a solução implica um novo problema” (op. cit: 156)?





© Manuel Fontão

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